A insatisfação com o estado físico, mental ou espiritual exige de cada um de nós uma busca contínua por evolução, assim busca-se um profissional apto para colaborar com esse desejo de melhorar-se. No caso eu, nutricionista, cuido da alimentação e impulsiono prática de exercícios para potencializar a produção de massa muscular, hormônios do bem-estar e o desenvolvimento de um novo estilo de vida para que não haja interrupções neste processo de evoluir, sendo este essencial para uma qualidade de vida e longevidade saudável e feliz do ser humano. Contudo, observo que existe uma grande parcela de indivíduos que por motivos pessoais ou profissionais abandonam o seu projeto de saúde, retornando depois do algum tempo para recomeçar.
Após este entendimento, do que é procrastinação, podemos citar pelo menos 10 impactos desde comportamento na saúde do ser humano:
Risco aumentado para obesidade e patologias relacionadas.
Desenvolvimento de limitações para memória, raciocínio e bom humor.
Surgimento ou agravamento de insônia e ansiedade.
Sensação de que poderia ter feito melhor, aumentando a produção de cortisol e potencializando o stress.
Risco de compulsão alimentar, baixa do sistema imunológico, redução de tecido muscular e até depressão.
Redução da atenção, principalmente para estudos e leituras em geral.
Falta de tempo, principalmente com aumento de distrações.
Inutilidade de metas.
Desenvolvimento de procrastinação crônica. Pesquisadores apontam que é uma estratégia emocional para lidar com o estresse, e pode levar a problemas significativos nos relacionamentos, na profissão, nas finanças e na saúde.
Sujeito contagiar pessoas próximas com todos os impactos anteriores.
É também importante entendermos que preguiça é diferente de procrastinação. O primeiro é revelada pela demora, dificuldade, lentidão ou reclamação para executar alguma atividade, seja ela física ou mental. Já a procrastinação é o negligenciamento das atividades, ou seja, quando uma tarefa não recebe a devida atenção e a importância que deveria, sendo deixada de lado para a execução de outras com menor importância e maior facilidade. Frases como: "está chovendo", "amanhã eu começo", "eu não consigo" devem ser evitadas.
Não há como eliminar a procrastinação 100% da sua vida, é um comportamento natural do ser humano, contudo deve-se ter uma atenção redobrada para os adiamentos. Quando o assunto é saúde precisamos exercitar, aumentando a força de vontade e disciplina. Para isso vou citar algumas técnicas utilizadas por mim e citadas por coaches e pesquisadores:
Técnica da formiguinha: Faça pequenas coisas e transforme coisas grandes e difíceis em facilidade.
Técnica do conhecimento: Quando estiver fazendo alguma atividade que não sente prazer, escute um podcast ou músicas com algum assunto que te interessa, isso funciona muito com as pessoas que acompanho.
Terapia: Se você tem dificuldades para organizar seu tempo e executar tarefas em tempo hábil, procurar um(a) profissional da psicologia é uma excelente opção, eu fiz isso e vem funcionando comigo. Antes eu queria fazer tudo de vez e acabava não tendo tempo para realizar até mesmo um treino completo, isso melhorou a partir de um tempo mais bem administrado!
Faça exercício de respiração: Utilizamos 10% da capacidade do pulmão por respiração e inspiração normal, veja vídeos com técnicas de meditação e tente oxigenar melhor seu cérebro.
Pense no EU do futuro: Quem você quer ser daqui a 12 meses, 3 anos, 10 anos, 20 anos?
NUTRICIONISTA
JAYME ASSUNÇÃO
CRN 11090
Comments